Apresentação

Para entender a tecnologia, precisamos primeiro entender o que é Plasma.

A matéria se apresenta normalmente em 3 estados: Sólido, Líquido e gasoso. Em cada um desses estados, as moléculas se agrupam de forma diferente. Em geral, o estado da matéria depende em primeira linha de quanta energia essa matéria tem acumulada em si mesmo.
Em um exemplo prático com água, imagine um cubo de gelo que está recebendo energia em forma de calor. Depois de um certo tempo, toda essa matéria em estado sólido vai se transformar em líquido.
Se o fornecimento de energia continua, depois de um certo tempo todo o líquido se transforma em gás. Se continuamos o processo de fornecimento de energia, o gás então vira plasma. O estado molecular do plasma se caracteriza pela ionização dos átomos, ou seja, os átomos recebem tanta energia que os elétrons se desprendem do núcleo atômico.
Veja neste um exemplo simples e fácil de ser realizado que vai ajudá-lo a entender melhor este processo.
Fazer o tratamento dos resíduos sólidos através da tecnologia de Plasma significa dizer em curtas palavras ter que introduzir tanta energia para os resíduos em um sistema fechado e muito bem isolado que toda a matéria seja transformada em plasma. Como o lixo é demasiadamente heterogêneo, ou seja, é composto de vários materiais oriundo dos mais diversos compostos químicos, teremos então um plasma formado por gás ionizado de vários tipos de elementos químicos. Ao parar de fornecer energia para o sistema onde o lixo está contido, os íons tendem a formar gases liberando a energia que foi necessária para separá-los. Tendo em vista que não acontece uma fissão nuclear, o gás formado é composto então dos vários tipos de átomos que estavam no lixo antes do tratamento e vai formar diversos tipos de gases à altas temperaturas. Esses gases são então filtrados e direcionados à uma turbina a gás que faz a conversão de energia térmica em mecânica. Como a turbina está acoplada a um gerador elétrico, este faz a conversão da energia mecânica em elétrica. Como o gás que sai dessa turbina ainda possui uma temperatura muito alta, o mesmo passar por trocadores de calor onde então aquece a água, transformando-a em vapor para alimentar uma turbina a vapor de água com o intuito de conversão de energia até a energia elétrica de acordo com o mesmo princípio da turbina a gás.

usina1

14 Termovalorizzatore Acerra Contato + 11. 99221 0007 SP Brasil

13 Usina Contato + 11. 96144 7000 Brasil