Iluminação Pública

• Energia solar

O sol fornece energia que pode ser aproveitada basicamente por 3 tipos de processos: Térmico, Fotoquímico e Fotovoltaico.
No processo térmico temos o aproveitamento da temperatura para aquecimento de água por exemplo.
O processo fotoquímico é o que ocorre na natureza com a maioria dos vegetais, a chamada fotossíntese.
E finalmente o processo fotovoltaico, que é a transformação da luz em energia elétrica.
O processo fotovoltaico parte do princípio que determinados materiais entre eles o silício são sensíveis a luz, transformando-a em eletricidade.
As luminárias solares Solar garden são módulos completos e independentes de captação, transformação e armazenagem de energia solar pelo processo fotovoltaico transformando-a em energia elétrica para iluminação.

• Componentes básicos de uma luminária solar:

Painel Solar Fotovoltaico
Painel solar fotovoltaico é uma placa com diversas células fotovoltaicas que capta a energia da radiação solar transformando-a em eletricidade.
A célula Fotovoltaica é feita de duas finas camadas de silício juntas em forma de sanduíche, onde são ligadas dois fios metálicos.
Quando há heliofilias (claridade solar) os raios solares ao se chocarem com o painel provocam uma reação química que produz energia elétrica.
Fotorresistor
O fotorresistivo detecta a ausência de luminosidade e acende a luminária automaticamente.
Controlador de Carga/Diodo
Faz a proteção do painel solar e dos demais equipamentos conectados ao sistema contra curto circuitos, inversão de polaridade, sobrecargas e falhas que possam ocorrer.
Bateria
A energia produzida durante o dia é armazenada em baterias recarregáveis para ser consumida durante a noite.
LED
As luminárias solares utilizam leds. Os leds (diodos emissores de luz) são lâmpadas porem de tamanho de reduzido.
Eles oferecem muitas vantagens: longa vida útil, baixo custo de manutenção, maior eficiência, luz direcionada e forte.
E acima de tudo são ecológicos, porque não contêm mercúrio e não emitem radiação infravermelha.

• Processo de funcionamento de uma luminária solar

O funcionamento das luminárias solares se baseia no consumo da energia solar captada pelos painéis; convertida em energia elétrica e armazenada nas baterias.
Contam com a vantagem de disponibilizar luminosidade, ecologia e gratuita, sem necessidade de instalação de cabos elétricos com altos custos e riscos de descargas elétricas, dispensando também mão de obra especializada.
Os painéis solares captam a energia solar garantindo o funcionamento diário da lâmpada. A energia armazenada durante o dia começa a ser utilizada no início da noite.
Em dias chuvosos e nublados o painel capta energia solar porem não em sua totalidade, por isso alguns modelos de luminária dispõem de reservas armazenadas suficiente para iluminação de várias noites consecutivas.
Luminárias solares, são ideais para iluminação e/ou decoração de condomínios, residências, vias públicas, rodovias, parques públicos, escolas, clubes, jardins, decoração de fontes, piscinas, etc.
As luminárias solares proporcionam um ambiente livre e seguro, com iluminação LED, de alto desempenho e economia de energia; instalação sem necessidade de fiação e maior desempenho e vida útil que as lâmpadas elétricas tradicionais.

Proteção do Meio Ambiente – Fácil Instalação – Livre de manutenção – Baixa Voltagem – Economia de Energia.

usina2

usina2

usina2

usina2

usina2

usina2

usina2

usina2